Perguntas mais frequentes


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre a Visão Mundial e o apadrinhamento. Caso não encontre a informação que procura, ligue para 0800 70 70 374 ou envie um e-mail para vmb_atendimento@wvi.org.

 

Como é feito o monitoramento das crianças nos projetos e em suas famílias e comunidades?

A equipe do parceiro local que executa o projeto tem contato diário com a criança. Além disso, pelo menos uma vez a cada três meses, uma pessoa responsável, vinculada à Visão Mundial, observa a situação da criança e registra as informações relevantes sobre ela. Esse processo é chamado de "monitoramento da participação contínua". Todas as medidas necessárias são tomadas de acordo com as informações colhidas, sempre visando ao melhor atendimento. Assim, o monitoramento responde a duas perguntas básicas dos padrinhos: "A criança existe, está presente e recebendo os benefícios das atividades do projeto?" e "As necessidades básicas da criança estão sendo atendidas?"


Como apenas R$ 50,00 por mês são suficientes para proporcionar tantos benefícios a uma criança?

O conjunto de todas as contribuições de apadrinhamento das crianças inscritas em um projeto permite o financiamento dos programas. Com sua longa experiência (desde 1950) em mais 100 países, a Visão Mundial desenvolveu métodos e processos altamente eficientes, que permitem realizar muito, mesmo com recursos limitados.

 

Como faço para alterar ou atualizar os meus dados de contato e de pagamento?

 

Como posso me corresponder com a criança que apadrinhei?

Os benefícios emocionais do relacionamento com o padrinho são tão importantes quanto os do atendimento que a criança recebe no projeto. Crianças que vivem em situação de vulnerabilidade precisam - e muito - de afeto e encorajamento. Por isso, a Visão Mundial estimula sempre seus padrinhos a se corresponderem com seus apadrinhados. Você poderá escrever para ele ou ela das seguintes formas:

  • Pelo e-mail vmb_atendimento@wvi.org
  • Pelos Correios: Praça Princesa Isabel, 233/7º andar - Campos Elíseos - São Paulo (SP) - CEP 01206-010.

Lembre-se sempre de colocar o nome e o número do seu apadrinhado. Por exemplo: João da Silva 168747-0001. Todas as cartas são respondidas pelas crianças dentro do prazo de 30 a 45 dias.


Como são escolhidas as crianças que vão participar do apadrinhamento?

As crianças são escolhidas de acordo com a necessidade: as mais vulneráveis ao contexto social de cada região, junto com suas famílias, têm prioridade. As famílias sempre são consultadas se querem fazer parte do programa de apadrinhamento. Os objetivos do programa e os benefícios que serão prestados são expostos claramente, assim como o compromisso que as famílias e suas crianças têm que assumir.

 

Eu serei o(a) único(a) padrinho (madrinha) da criança?

Sim, a Visão Mundial designa apenas um padrinho ou madrinha para cada criança. Isso ajuda a fortalecer os laços afetivos entre quem apadrinha e a criança apadrinhada, o que é importante para ambos.

 

Eu vou receber relatórios de progresso da criança que apadrinhei?

Sim, você receberá regularmente, além de nossas publicações e correspondências, um relatório completo de progresso e desenvolvimento da criança que apadrinha. Vai receber, também, um relatório anual do projeto onde a criança recebe os benefícios e uma síntese do Relatório Anual da Visão Mundial, com as ações, atividades, aplicação e prestação de contas dos recursos utilizados. Várias dessas informações, inclusive, estão disponíveis no site www.visaomundial.org.br.


Minhas cartas ou presentes vão direto para a(s) criança(s)?

As cartas e presentes são analisados criteriosamente pela Visão Mundial e, se o conteúdo for aprovado, seguem para os projetos e são entregues para as crianças. As cartinhas de agradecimento das crianças são processadas pela Visão Mundial e depois enviadas pelos Correios para seus respectivos padrinhos e madrinhas. O processo de entrega de correspondência leva em torno de 30 a 45 dias, a partir do recebimento pela Visão Mundial.


O apadrinhamento é realmente um modo efetivo de ajudar uma ou mais crianças?

A melhor forma de transformar a vida de uma criança é transformar o mundo onde ela vive. Apadrinhando uma criança, você ajuda a trazer à comunidade mudanças significativas que farão com que ali seja um lugar melhor para ela viver e crescer. Suas contribuições vão ajudar a promover ações de desenvolvimento em relação a educação, nutrição, saúde, geração de renda, liderança comunitária, empreendedorismo e agricultura, dentre outras áreas. Todo esse trabalho é desenvolvido em parceria com a comunidade da criança apadrinhada. A seleção de quais crianças serão inscritas no processo de apadrinhamento é feita com base nas condições individuais e familiares de cada uma. As mais vulneráveis, que necessitam mais urgentemente de ajuda, têm prioridade. Você poderá acompanhar os resultados do seu apoio na vida da criança, sua família e comunidade através de relatórios e informes da Visão Mundial, além de mensagens da própria criança.

 

O dinheiro da contribuição vai direto para a criança e sua família?

São os recursos arrecadados com o apadrinhamento que financiam nossos projetos. Portanto, sua contribuição é repassada à criança sob a forma de benefícios, como alimentação, assistência à saúde, desenvolvimento econômico da comunidade e outros, nunca em dinheiro vivo. Todos os projetos da Visão Mundial têm a comunidade local como parceira, para que os recursos sejam aplicados da melhor forma possível, de modo a suprir suas necessidades específicas.


O que é Desenvolvimento Transformador?

É o conceito que norteia o trabalho da Visão Mundial. Significa formar parcerias locais para transformar a realidade das famílias e comunidades de forma sustentável, ou seja, oferecendo o apoio necessário para o seu desenvolvimento econômico e social. Só assim o bem estar das crianças será garantido em longo prazo. Significa também estimular a capacidade coletiva de decidir seu próprio destino e reivindicar seus direitos - protagonismo, assim como a vida associativa, que une as pessoas pelo interesse comum. Com isso, os membros da comunidade passam a conversar sobre assuntos de preocupação mútua e a refletir sobre seus desejos em relação ao bem comum. É dessa forma que as comunidades apoiadas têm a chance de progredir e alcançar resultados estáveis, que se sustentam ao longo do tempo.


O que é um PDA?

O Programa de Desenvolvimento de Área (PDA) é a principal estratégia de atuação da Visão Mundial para melhorar as condições de vida de uma comunidade, especialmente de suas crianças. Em cada área geográfica específica firmamos parcerias com organizações locais e desenvolvemos projetos integrados que geram um impacto positivo na comunidade, tanto no atendimento às necessidades imediatas quanto na implementação de soluções de longo prazo.

O que acontece se eu precisar interromper os pagamentos por um tempo, mas quiser continuar apadrinhando?
Se por algum motivo especial você precisar suspender temporariamente as contribuições, por favor ligue para 0800 707 0374 , ou envie um e-mail para vmb_atendimento@wvi.org. Nós certamente acharemos a solução adequada para o seu caso.

 

O que faço se não receber a foto da criança ou uma resposta das minhas cartas e presentes?

Entre em contato com a Visão Mundial:

 

Pode acontecer da criança que eu apadrinho ser substituída?

A Visão Mundial estabelece parcerias com projetos em um tempo determinado que, em média, é de 10 anos. Você pode apadrinhar a mesma criança durante todo o tempo que essa parceria durar. Ocasionalmente, as famílias se mudam da área de atuação do projeto. Quando isso ocorre - e caso seja de seu interesse - a criança é substituída por outra que vive dentro da comunidade atendida pelo projeto. Se isso acontecer, aceite de coração a nova criança: ela também precisa muito de você.

 

Por que às vezes as crianças parecem felizes e saudáveis nas fotos, ao invés de parecerem necessitadas?

Nem sempre a foto mostra as reais necessidades da criança. É surpreendente como uma criança pode ter problemas sérios de saúde, desnutrição e psicológicos que ficam escondidos atrás de um sorriso. A criança não precisa estar em estado crítico de desnutrição para sofrer as consequências da falta de alimentação e de cuidados com sua saúde e seu desenvolvimento humano. E, lembre-se: sempre que for de seu interesse a sua criança apadrinhada pode ser visitada!

 

Posso apadrinhar mais de uma criança?

Sim, você pode apadrinhar quantas crianças quiser ou puder. O número de apadrinhamentos é uma escolha individual. Muitos padrinhos e madrinhas preferem apadrinhar crianças que têm a mesma idade de seus filhos. Essa é uma grande oportunidade de envolver toda a sua família no apadrinhamento e desenvolver consciência social em seus filhos. Muitos padrinhos e madrinhas nos enviam seus depoimentos sobre o impacto positivo que o apadrinhamento causou em suas famílias. Isso é um dos princípios básicos do apadrinhamento: tanto as crianças e as famílias que recebem os benefícios quanto os padrinhos e seus familiares são impactados e transformados com o apadrinhamento.


Posso enviar presentes grandes, tipo bicicletas ou cestas básicas?

Para todo o presente enviado existe cobrança de frete que deve ser pago pelo padrinho ou madrinha. O custo do envio do presente ao projeto é significativo para a Visão Mundial, que poderia utilizar o recurso para os projetos. Portanto é necessário que os padrinhos e madrinhas arquem com o custo do frete. Apesar disto, saiba que é possível enviar valores de presentes em dinheiro (caso ultrapasse o tamanho e pesos recomendados) como uma cesta básica ou uma bicicleta sem o custo do frete, por exemplo. Será agendada uma contribuição especial em dinheiro para envio ao projeto local. Serão feitos os orçamentos e comprado o presente que você deseja dar. Pedimos que entre em contato conosco pelo telefone 0800 707 0374 ou pelo e-mail vmb_atendimento@wvi.org para maiores esclarecimentos e agendamento ou para orientações sobre os valores e modos de pagamento.


Posso visitar a(s) criança(s) que apadrinho?

A maior emoção de ser padrinho é poder ver pessoalmente a diferença que o seu apoio faz na vida da criança. Para nós, esse encontro é também um momento muito especial e, por isso, desempenhamos com o maior prazer a tarefa de proporcionar o contato entre padrinhos e apadrinhados, que é sempre tão marcante e maravilhoso para todos. Você pode solicitar uma visita à(s) criança(s) que apadrinha. Basta entrar em contato pelo telefone 0800 707 0374  ou pelo e-mail vmb_atendimento@wvi.org com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data pretendida. Todo e qualquer contato dos padrinhos com as crianças é feito através da Visão Mundial. Obviamente, isso inclui as visitas, de modo que os encontros sempre acontecem na presença de pessoas da nossa equipe. Esse procedimento tem a dupla função de preservar a privacidade dos padrinhos e de resguardar as crianças, sendo fundamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Quais são os endereços disponíveis para o envio de presentes?

Para todo o presente enviado existe cobrança de frete que deve ser pago pelo padrinho ou madrinha. O custo do envio do presente ao projeto é significativo para a Visão Mundial, que poderia utilizar o recurso para os projetos. Portanto é necessário que os padrinhos e madrinhas arquem com o custo do frete. Para isto, pedimos a gentileza de entrar em contato gratuitamente pelo 0800 70 70 374 ou pelo vmb_atendimento@wvi.org para orientações sobre os valores e modos de pagamento.


Os envios devem ser para os seguintes endereços:

Lembre-se de colocar o nome e o número da criança. Por exemplo, João da Silva 168747-0001.

Pernambuco: Caixa Postal 6288 - Recife/PE - CEP: 52041-970. 

São Paulo: Praça Princesa Isabel, 233/7º Andar - Campos Elíseos - São Paulo (SP) - CEP 01206-010

 

Quando vou receber a primeira cartinha da criança que apadrinhei?

Você vai receber uma carta de apresentação da criança no prazo de 30 dias a partir do recebimento da sua primeira contribuição mensal. Depois disso, vai depender muito de você, pois as mensagens previstas da criança para o padrinho são o cartão de Natal e as respostas às cartas recebidas. Então, quanto mais você escrever para ela, mais respostas receberá!


Se eu mandar cartas pela Internet, as respostas serão mais rápidas?

Sim, porque sua carta vai chegar mais rápido à Visão Mundial do que se tivesse sido enviada pelo correio. Entretanto, a partir desse momento, o prazo de resposta da criança segue os mesmos padrões das outras formas, que é de 45 dias.


Posso enviar relatos sobre a minha experiência com o apadrinhamento?

Sim! Seus relatos são muito bem-vindos e fundamentais para que conheçamos a sua experiência pessoal como padrinho/madrinha. Sempre que quiser, envie um e-mail para comunicacao@wvi.org e conte para nós sobre o que levou você a apadrinhar uma criança e também quais são seus sentimentos em relação a esta experiência! Caso prefira, podemos agendar uma entrevista e, então, escrever um relato a partir dessa nossa conversa. Seu depoimento será publicado neste site.