Nossos programas de desenvolvimento

August 23, 2013



Programas de Desenvolvimento de Área (PDA
)

Visão Mundial aplica o conceito de Desenvolvimento Transformador nos locais onde atua, com foco nas crianças e adolescentes, envolvendo toda a comunidade nos programas para garantir o desenvolvimento sustentável da região.  As ações implementadas têm o compromisso de gerar condições econômicas e sociais para a autossustentabilidade e para o desenvolvimento integral  de toda a comunidade. A principal estratégia de intervenção para o fomento do desenvolvimento local são os Programas de Desenvolvimento de Área (PDAs).

Os PDAs geram impacto transformador em uma região e incorporam às ações desenvolvidas os conceitos de fortalecimento institucional, mobilização, participação, planejamento e avaliação comunitária. Os PDAs contribuem definitivamente para o desenvolvimento das comunidades apoiadas, nas quais são estabelecidas parcerias com organizações locais e desenvolvidos os programas e projetos integrados nas três linhas ministeriais da organização: desenvolvimento transformador; advocacy e promoção da justiça para a infância; e emergência e reabilitação.

Como funciona um PDA?

O Programa de Desenvolvimento de Área (PDA) tem vida útil média de 10 a 15 anos. Ele pode abranger áreas urbanas e rurais e envolver várias comunidades de uma mesma região. Cada programa inicia com um diagnóstico, feito pela equipe da Visão Mundial, que identifica e avalia as necessidades das famílias para, juntamente com a comunidade, definir os projetos que serão implementados.O PDA dá apoio aos grupos que estão mais vulneráveis nos âmbitos social e econômico, sempre com foco nas crianças e adolescentes.

Para isso, são aplicadas iniciativas que buscam reduzir as desigualdades, promover a inclusão social, desenvolver o protagonismo comunitário e estimular a vida associativa, com objetivo de contribuir e alcançar o bem-estar das crianças e adolescentes.

Atualmente, a Visão Mundial mantém 35 PDAs no Brasil, distribuídos em regiões pobres do semiárido (nordeste do país, Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais), Amazonas e nas áreas metropolitanas de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). 

Conheça 15 PDAs apoiados por madrinhas e padrinhos brasileiros.